Smurfs


Novos mascotes do Blog da 7M3

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Resumo do livro da prova de amanhã.



Dona Casmurra e seu Tigrão.

        Barrão é lutador de jiu-jítsu, passa os dias inteiros na academia “cuidando” dos seus músculos. Ciumento, ele entrou numa fria, agrediu um homem com quem imaginava que a namorada o traía, porém esse homem era o tio dela. Por isso, perdeu a namorada, a confiança dos pais e responde a inquérito policial. Para piorar, vai muito mal no colégio e corre o risco de ser reprovado. Mas talvez ele ainda consiga melhorar seu rendimento e suas notas na escola, lendo Dom Casmurro, célebre romance de Machado de Assis ,que era o assunto da prova de fim de ano. Para enfrentar esse desafio, Barrão vai contar com a ajuda de Lu, uma estagiária toda esquisitona que trabalha na biblioteca do colégio. Juntos, eles lerão o clássico de Machado de Assis sobre o ciúme, aprendendo algo sobre a dinâmica desse sentimento em relação à estrutura social do Brasil no século XIX. Pode – se dizer que esse livro é uma releitura de Dom Casmurro.

Fonte: http://donacasmurraeseutigraop.blogspot.com




Em Dona Casmurra e seu Tigrão, Barrão, um lutador de jiu-jitsu invocado, que vai até parar na delegacia por ciúme excessivo da namorada, encontra no livro suas próprias inquietações refletidas ali. O lançamento da Editora Ática faz parte da coleção Descobrindo os Clássicos, em que autores contemporâneos apresentam grandes títulos nacionais aos jovens.
O inferno na vida de Barrão começou quando ele ouviu dois colegas da escola comparando algo entre sua namorada Pâmela e Capitu. Ele não entendeu muito bem o que os garotos queriam dizer, porque ainda não tinha lido o livro que seria tema de prova no colégio. E assim, a busca obsessiva pelo significado do tal comentário acabou colocando o pitboy em maus lençóis. Agrediu um homem, desconfiado que ele saía com Pâmela, sofreu inquérito policial e acabou perdendo a garota e a confiança dos pais. Sem saber o que fazer ainda morto de ciúme e longe de entender o que falaram sobre sua namorada, Barrão encontrou apoio e ajuda na estagiária da biblioteca da escola. Juntos, eles lêem a história de Bentinho e Capitu e, a partir daí, Barrão aprende a lidar melhor com seus sentimentos. Com ritmo dinâmico, muitos diálogos e uma dose certeira de mistério, Ivan Jaf aborda temas que atraem os jovens (tribos urbanas, machismo, distúrbio de auto-imagem), sem qualquer aspecto exagerado, e utiliza a linguagem dos estudantes dos dias de hoje. O livro também conta com um apêndice repleto de informações, como contexto de época, traços de estilo e apropriações extras literárias sobre o clássico Dom Casmurro. Ideal para os professores que quiserem trabalhar a obra em sala de aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário