Smurfs


Novos mascotes do Blog da 7M3

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Trabalhos de Ciências

Informativo de Ciências
Professora Marcia Luvizotto

Para compor a nota da P3 do 4° bimestre é proposto três atividades:
1ª) no valor de dois pontos confecção da pesquisa dirigida sobre o sistema endócrino (em anexo segue as questões que devem ser copiadas e respondidas na ordem, em folha de papel almaço ou de caderno sem os picotes laterais); a apresentação desta atividade para a professora será no dia 18 e 19/10/2011 e o gabarito será postado no blog e no site na escola no dia 21/10/2011 – caberá aos alunos a responsabilidade da autocorreção
2ª) no valor de quatro pontos, confecção de um texto para a montagem de uma revista para cada turma de 7ª série.
3ª) no valor de dois pontos prova prática de ossos e músculos, segue em anexo o material que será trabalhado em laboratório e cobrado como conhecimento.

Trabalho 1
Pesquisa dirigida
Data de apresentação da atividade: 18 e 19/10/2011

1.Como atuam o sistema nervoso e endócrino no organismo humano?

2.Quais sao os mensageiros do:
a) Sistema nervoso:                  b) Sistema endócrino

3.O que são glândulas?

4.Descreva as glândulas:
a)Endócrinas:                            b) Exócrinas:
c) Anfícrinas (mistas):

5. Como agem os hormônios?

6.Cite as glândulas do sistema endócrino.

7. Dê a localização de cada uma das glândulas abaixo
a) Hipófise:                                               b)Tireoide:
c)Paratireoide:                                          d)Suprarrenais:
e)Pâncreas:              

8.Defina os termos:
a)Hipofunção:                                           b)Hiperfunção:

9. Quais sao os hormônios produzidos pela adeno-hipófise? Cite a função de cada um.

10. Quais sao os hormônios produzidos pela neuro-hipófise? Cite a função de cada um.

11. Qual é a diferença entre adeno-hipófise e a neuro-hipófise?

12. Quais são os hormônios produzidos pela tireoide e que funções eles desempenham?

13. Qual é o hormônio produzido pela paratireoide?

14. Como agem os hormônios calcitonina e paratormônio?

15. Qual é a relação entre a osteoporose, a dieta alimentar e os hormônios calcitonina e paratormonio?

16. O que é e porque acontece o nanismo?

17. O que é e porque acontece o gigantismo?

18. O que é e porque acontece o hipotireoidismo congênito?

19. O que é e porque acontece o hipotireoidismo?

20. O que é e porque acontece o hipertireoidismo?

21. O que é e porque acontece a diabetes gestacional?

22. Complete o quadro, sobre as suprarrenais ou ad-renais
        
Hormônio
Função
Glicocorticoides

Mineralocorticoides

Androgênicos


a) Em que parte das suprarrenais estes hormônios são produzidos?
b) Qual é o hormônio produzido na medula das suprarrenais? Cite três alteraçoes que este hormônio provoca em nosso organismo e, dê um exermplo de uma situação em que ocorre a liberação deste hormônio.

23. Por que o pâncreas é considerado uma glândula mista?

24. Quais sao os hormônios que o pâncreas produz?

25. Explique com riqueza de detalhes como agem estes dois hormônios.

26. Diferencie o diabetes do tipo 1 do tipo 2.

27. O que é e porque acontece o diabetes insípido?

28. Quais são as possiveis complicações que o diabetes pode causar quando não é bem cuidado?

Trabalho 2 (revista eletrônica).

REVISTA

CRONOGRAMA
SEMANA DE 10 A 14 DE OUTUBRO:
1.       SORTEIO DOS TEMAS 
2.       ENTREGAR PARA A PROFESSORA EM METADE DE UMA FOLHA DE CADERNO A SUGESTÃO DE UM NOME PARA A REVISTA, NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR A SUA TURMA, VOTAÇÃO PARA A ESCOLHA SERÁ NO DIA 20/10/2011
3.       OS ALUNOS PODEM INICIAR SUAS PESQUISAS SEGUINDO AS SEGUINTES RECOMENDAÇÕES:
               - UTILIZAR DUAS OU MAIS REFERENCIAS QUE DEVEM VIR  CITADAS NO FINAL DO TEXTO           PRODUZIDO PELA EQUIPE;
               - A EQUIPE PODERÁ ILUSTRAR SEU TEXTO COM FOTOS, DIAGRAMAS, GRÁFICOS OU   VÍDEOS CONFECCIONADOS PELOS COMPONENTES DA EQUIPE (RECOMENDAÇÃO DO SOE,      NÃO PODE APARECER O ROSTO DOS ALUNOS)
               - O MATERIAL DEVERÁ SER ESCRITO NO MICROSOFT WORD, LETRA COMIC SANS,          TAMANHO 14, TÍTULOS EM TAMANHO 16 OU 20 (PODERÃO TER EFEITOS), O ESPAÇAMENTO 1,5 E AS MARGENS: SUPERIOR e INFERIOR 2,5 cm E ESQUERDA  e DIREITA            3,0 cm
               - NÃO FAÇA CONTROL C CONTROL V.... USE SUA CRIATIVIDADE....
MAS ATENÇÃO TODO O MATERIAL PASSARÁ POR AVALIAÇÃO PRÉVIA DA PROFESSORA E PARA ISTO DEVERÁ SER POSTADO NO SEGUINTE E-MAIL: csfmarcia@yahoo.com.br DENTRO DOS PRAZOS ESTIPULADOS NÃO ESQUEÇA SEMPRE DE SE IDENTIFICAR COM NOME COMPLETO E TURMA

SEMANA DE 17 A 21 DE OUTUBRO

1.    ENTREGAR PARA A PROFESSORA VIA E-MAIL, UM DESENHO – MASCOTE – QUE SERÁ A CAPA DA REVISTA, SORTEIO SERÁ FEITO POR VOTAÇÃO EM 27/10/2011.

SEMANA DE 31 DE OUTUBRO A 04 DE NOVEMBRO

1.      DATA LIMITE PARA A ENTREGA DO TEMAS DESENVOLVIDOS PARA PRIMEIRA CONFERÊNCIA, A DEVOLUTIVA OCORRERÁ NO DIA 07/11/2011

SEMANA DE 14 A 18 DE NOVEMBRO
1.       RETORNO DOS TEXTOS COM AS DEVIDAS CORREÇÕES.

SEMANA DE 21 A 25 DE NOVEMBRO

1.       MONTAGEM DA REVISTA, NO CONTRATURNO, A DATA E HORA SERÁ DIVULGADO COM UMA SEMANA DE ANTECEDÊNCIA.
PARA ESTA ATIVIDADE SERÁ PRECISO O CONHECIMENTO DE PAGINAÇÃO, INSERÇÃO DE IMAGENS E VÍDEOS, INDEXAÇÃO DOS TEMAS E AJUSTES NECESSÁRIOS PARA POSTAGE,M NO BLOG E SITE DA ESCOLA.


TEMAS
 Esporte é saúde: BUSQUE INFORMAÇÕES COMO TIPO DE ALIMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA UMA DESPORTISTA; COMO ESCOLHER UM ESPORTE, CONFORME A FASE DE VIDA (IDADE); MODISMO NO ESPORTE E AS RECOMPENSAS DE QUEM PRATICA ESPORTE (BENEFÍCIOS PAR SUA SAÚDE)

Fadiga e cãibra; PESQUISE O QUE É E AS PRINCIPAIS CAUSAS, COMO EVITÁ-LAS COM ALIMENTOS E EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO; INDIQUE QUE ISTO OCORRE TAMBÉM COM PESSOAS FAMOSAS (PESQUISE FOTOS DE ATLETAS E/OU ARTISTAS QUE AS TIVERAM EM PLENO EXERCÍCIO DE SUA PROFISSÃO)


 0 risco dos anabolizantes: O QUE É O QUE CAUSA AO ORGANISMO E SUAS CONSEQUENCIAS A LONGO PRAZO (CANCER, CIRROSE); O QUE FAZER PARA SE TER MUSCULOS BEM TORNEADOS SEM UTILIZÁ-LOS; FISIOCULTURISMO

Atrofia e distrofia muscular:O QUE É, PORQUE ACONTECE; TRATAMENTOS ATUAIS E FUTUROS (USO DE CÉLULAS TRONCO)

Competição interrompida: BUSCAR INFORMAÇÕES DE ATLETAS QUE NO AUGE DE SUA FAMA SOFRERAM LESÕES E/OU DOENÇAS QUE NÃO PERMITIRAM O RETORNO AO ESPORTE; DEPOIMENTOS; O QUE ELE FAZEM AGORA; O QUE MUDOU NA VIDA DELES

Pesquisa: qual é o esporte preferido da galera?: FORMATAR UMA ENQUETE PARA UMA DAS SÉRIES DE ENSINO FUNDAMENTAL OU MÉDIO, PERGUNTANDO QUAL É O ESPORTE FAVORITO DELES E DEPOIS AGRUPAR EM UM GRÁFICO AS RESPOSTAS, PESQUISAR E ESCREVER UMA CRÍTICA QUE JUSTIFIQUE A ESCOLHA DO MAIS VOTADO E DO MENOS VOTAOD (VOCÊ DEVE EXPLICAR SUCINTAMENTE SOBRE CADA UM DESTES ESPORTA)

Papo especialista: entrevista com um fisioterapeuta: CONVERSE COM UM FISOTERAPAUTA E PEÇA PARA QUE ELE INDIQUE A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO E QUAIS SAO AS ATIVIDADES INDICADAS PARA ALUNOS, PROFESSORES, ZELADORES, INSPETORES E SETOR ADMINISTRATIVO REALIZAR A FIM DE EVITAR PROBLEMAS MUSCULARES FUTUROS.

Cuidados com a postura na era digital: FAZER UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE A POSTURA DURANTE O PERÍODO DA EVOLUÇÃO HUMANA E COMO ELA ANDA HOJE AS CONSEQUENCIAS DO USO DA TECNOLOGIA, ERGOMOMETRIA; COMO A BOA POSTURA FAVORECE A RESPIRAÇÃO E MELHORA A APARÊNCIA

Tipos de fraturas e esportes radicais: FALAR UM POUCO SOBRE OS ESPORTES RADICAIS E SUA RELAÇÃO COM A EPINEFRINA; EXPLICAR A IMPORTÂNCIA DO PREPARO E QUE MESMO SENDO PROFISSIONAL NAO ESTAMOS LIVRES DAS FRATURAS; FALAR SOBRE OS TIPOS DE FRATURAS POSSIVEIS E RELACIONÁ-LAS AOS ESPORTES RADICAIS E AS TENTATIVAS DE IMITAÇÃO PELO PUBLICO EM GERAL



O que tem em sua mala????; QUANTO PESO PODEMOS CARREGAR? MOSTRAR QUE MUITAS VEZES O QUE TEMOS NA MALA NÃO É O ESSENCIAL E ISTO AUMENTA SEU PESO, FALAR SOBRE O USO CORRETO DE CADA TIPO DE MALA; COMO DEVEMOS NOS ORGANIZAR PARA A ESCOLA A FIM DE EVITAR O EXCESSO DE PESO; PODE FALAR TAMBÉM SOBRE AS MALAS DE VIAGEM, SUGERIR ATÉ UMA PEQUENA LISTA ESSECIAL PAR UMA VIAGEM DE FIM DE SEMANA NA PRAIA.

Osteogenis imperfecta: O QUE É PORQUE ACONTECE; CAUSAS E CONSEQUENCIAS; TRATAMENTO; DEPOIMENTOS

Reabilitação é possível??? FALAR SOBRE AS CONSEQUENCIAS DO ABUSO DE ALCOOL E DIREÇÃO PERIGOSA E SUAS CONSEQUENCIAS; RELATR CASOS ONDE PERSEU-SE PARTE DO MOVIMENTO E COMO HOJE É FEITO A REABILITAÇÃO; COMO SE MANTEM O TONUS MUSCULAR DE QUEM HOJE PERDEU TOTALMENTE O MOVIMENTO

Como e quando fazer academia? BUSCAR INFORMAÇÕES DE QUAL É O MELHOR MOMENTO DE SE INICIAR UMA ACADEMIA; COMO ESCOLHER UMA BOA ACADEMIA AS CONSEQUENCIAS DE SE FAZER ACADEMIA SEM O ACOMPANHAMENTO DE UM BOM PROFISSIONAL; SE EXISTE ATIVIDADE NA ACADEMIA PARA DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS

Guia de orientações de um profissional de educação física: ENTREVISTAR UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E PEDIR PARA QUE ELE RELATE A IMPORTÂNCIA DE SE FAZER A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SE ELA É IGUAL EM TODOS OS NIVEIS DE ENSINO, NO QUE DIFERE E PROQUE DEVE HAVER ESTA DIFERENÇA; OS BENEFÍCIOS QUE A AULA TRÁS PARA O ALUNO

Exercícios físicos na melhor idade: academias em parques: PESQUISAR QUAL O FUNDAMENTO E OS OBJETIVOS DA PREFEITURA DE CURITIBA PARA A INSTALAÇÃO DE  ACADEMIAS AO AR LIVRE PARA A TERCEIRA IDADE, QUE BENEFÍCIOS ESTA ACADEMIAS TRAZEM; ESCOLHER UM PARQUE E SUGERIR ALGUMAS ATIVIDADE PARA REALIZAR NELE EM UM DOMINGO DE SOL

Exercícios fisicos na tenra idade: academia em parques: PESQUISAR QUAL O FUNDAMENTO E OS OBJETIVOS DA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS  PARA A INSTALAÇÃO DE  ACADEMIAS AO AR LIVRE PARA AS CRIANÇAS EQUE BENEFÍCIOS ESTA ACADEMIAS TRAZEM PARA OS PEQUENOS; FALAR UM POUCO SOBRE O PRIMEIRO PARQUE  DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS QUE RECEB O MESMO NOME (Av. das Torres, 1000) E EXPLICAR O QUE ELE OFECERE PARA A COMUNIDADE, SUGERIR DE FORMA CRIATIVA UMA VISITA EM UM DOMINGO DE SOL

O lazer e sua importância para o equilibrio mental:  EXPLICAR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO NO MUNDO CAPITALISTA EM QUE VIVEMOS E PESQUISAR A IMPORTÂNCIA DAS HORAS DE LAZER PARA EQUILIBRAR A MENTE O QUE PERMITE O AFASTAMENTO DO ESTRESSE E DAS CRISES NERVOSAS.

O que é paixão (biologica)???? EXPLICAR QUE AS EMOÇÕES QUE SENTIMOS QUANDO ESTAMOS NADA MAIS É DO QUE REAÇÕES QUÍMICAS; O PORQUE DOS FILMES MOSTRAREM QUE AO FINAL DE UM RELACIONAMENTO OCORRE O CHORO E O CONSUMO DE POTES DE SORVETE E CAIXAS DE BOMBONS

O mais e o menos: BUSCAR NO LIVRO DO guinness book 2011, AS SOMENTE AS INFORMAÇÕES REFERENTES AO CORPO HUMANO, POR EXEMPLO: O MAIS ALTO E O MAIS BAIXO SER HUMANO, A MAIOR UNHA, O MAIOR CABELO.... E TRANSCREVER PARA A REVISTA, ILUSTRAR SOMENTE DOIS OU TRÊS ITENS.

Passatempos: BUSCAR PASSATEMPOS DE LÓGICA QUE ENVOLVAM ADIVINHAÇÕES, RESOLUÇÕES. CRUZADINHAS AMARRADAS A CONHECIMENTO CIENTÍFICO, ENIGMAS, ETC... ATÉ O QUE É QUE É.




Nenhum comentário:

Postar um comentário